16/02/2016

Gravação de podcast Presencial + Skype

 Gravação de podcast Presencial + Skype

Alguns programas de podcast optam por fazer suas gravações de maneira presencial, e um benefício imediato neste caso é a conversa olho no olho.

Porém um padrão que percebo nesses casos, é que os participantes convidados precisam estar fisicamente no local da gravação, não digo que isso é uma regra, mas não me lembro de ter escutado um podcast gravado normalmente presencial com convidados online.

Independente do motivo que leve a esse padrão, eu tive a necessidade fazer justamente a configuração de 3 participantes presenciais mais 1 participante online, só que não achei nenhuma dica de como fazer isso.

Então como tive que quebrar a cabeça para resolver o problema do efeito eco sozinho (Sandwich ich ich, lembram?), vou deixar aqui um esquema de como fazer esse tipo de gravação, que talvez possa ajudar quem estiver com problema parecido.

Vou apresentar com o setup que eu tenho aqui, mas acredito que para gravações presenciais algumas equipamentos podem mudar, mas possuirão as mesmas funcionalidades.

Acompanhe os passos na imagem mais abaixo deste post com todo o esquema para não se perder.

1º Os microfones dos participantes presenciais precisam entrar com o sinal em algum dispositivo com várias entradas, uma mesa de som, uma interface de áudio ou até mesmo um gravador digital. No meu caso uma mesa de som.

2º Em todas as mesas de som existe uma saída “Rec Out”, então jogo esta saída no dispositivo que irá gravar o áudio dos participantes presenciais. No meu caso um notebook, o cabo irá depender da saída da sua mesa e da entrada do seu dispositivo gravador, no meu caso, em uma das pontas 2 RCA’s macho e na outra ponta um P2 stereo macho. Isto garante a gravação do áudio dos participantes presenciais.

3º A grande maioria das mesas, 99% delas, possuem saída para fone de ouvido. Nesta saída é preciso utilizar um spliter de fone de ouvido (adaptador com um P10 macho e duas entradas P2 fêmea). Isto irá dividir a saída do fone de ouvido da mesa em duas.

4º Uma dessas saídas do spliter eu irei ligar uma das pontas de um cabo P2 stereo e a outra ponta na entrada de microfone de outro notebook com o skype.

5º Na outra saída do spliter ligarei um cabo com P2 stereo e a outra ponta será ligada em outro spliter.

6º No notebook com skype ligaremos um cabo P2 stereo na saída do fone de ouvido e a outra ponta desse cabo, ligaremos na outra entrada do spliter do passo anterior.

7º Este spliter que recebe a saída de fone de ouvido da mesa com o áudio dos participantes presenciais e recebe o áudio dos fones de ouvido do notebook com o áudio dos participantes do skype, será ligado na entrada de áudio do monitor de fones de ouvido.

8º Os participantes presenciais ouvem toda a conversa inclusive os participantes online pelo monitor de fones de ouvido.

9º No notebook com skype é preciso ter instalado um software que grave o áudio do skype separado em 2 canais, neste caso estou usando o TAPUR


Esquema como gravar podcast presencial + skype

Esquema como gravar podcast presencial + skype
Salve esta imagem em seu computador para visualizar em alta resolução

Por: Alex Nunes





Desta maneira é criado um circuito paralelo que impossibilita o loop de áudio gerador do eco.

Como resultado, teremos o áudio dos participantes presenciais vindos da mesa gravados sem nenhum outro áudio, e no computador do skype e com tapur teremos uma faixa stereo onde um dos lados é o áudio do skype, dos participantes online e no outro lado os participantes presenciais, para ser usado como referência na hora de editar.

Então é só fazer o trabalho normal de edição e você terá um podcast, com participantes presenciais e online no mesmo programa.

Isso abre muitas possibilidades, pois podemos ter os benefícios de gravar com o time presencial e toda sua dinâmica do olho no olho e convidados online de qualquer lugar do mundo.

Abaixo você pode ouvir o podcast gravado desta maneira