Projeto Casa Sustentável
NÃO É UMA BATERIA
Já faz algum tempo que a ideia de construir uma casa sustentável vem me perseguindo.
Atualmente moro em um apartamento em São Paulo, já sofri com falta de água, altos preços da conta de energia, etc.
Existem várias soluções para captação, aquecimento e reuso de água, totalmente sustentáveis que são impossÃveis implantar num apartamento, juntando isso à vontade de ter mais qualidade de vida para a famÃlia, venho estudando métodos de construção alternativos para no futuro, quando for a hora estar ciente em onde vou me meter.
Já estudei bastante sobre tijolo ecológico que não precisa ir ao forno para ser feito e qualquer pessoa pode fazer, eu gosto bastante do conceito faça você mesmo. O fato do tijolo ser quase um lego, facilita bastante a construção e a consultoria de profissionais especializados, pode diminuir bastante.
Recentemente venho estudando o método super adobe, onde por questões estruturais é melhor que os cômodos sejam redondos, bem diferente das construções convencionais.
Como estou sempre estudando algo sobre esse tipo de coisa, minha filha me perguntou: Pai você quer virar arquiteto agora? Só fica vendo isso agora!
Eu respondi que era só brincadeira igual ela fica brincando no the sims.
Então para explicar alguns conceitos para ela, falei pra gente brincar de desenhar plantas das casas, como ela já brinca com algo parecido no the sims, falei para ela desenhar no papel usando algumas tampas redondas como ela gostaria que fosse a nossa casa.
Depois de vários desenhos e explicações peguei um desenho que tinha ficado muito legal e ajudei a passar a limpo, agora temos uma planta que talvez pode ser a nossa casa sustentável de super adobe igual as construções em Tatooine.