03/08/2019

Desenvolvimento de marca para a empresa Marco Machado Projetos e Gerenciamento.

Conceituação da marca

 Marca Finalizada

Marca Finalizada

Por: Alex Nunes

O cliente solicitou que sua nova marca dialogasse com os universos da engenharia e da arquitetura.

Então a marca deveria transmitir a seriedade reconhecida pela engenharia e a leveza e a criatividade da arquitetura.

Agora eu já tinha alguns elementos para criar a nova marca:
M M - de Marco Machado
Seriedade - da engenharia
Leveza e Criatividade - da arquitetura

Pesquisando referências para as duas áreas um elemento que sempre aparecia era o “SkyLine” aquela linha de prédios vista de longe, muitas vezes em forma de silhueta, não é para menos, pois esse elemento conversa perfeitamente com a engenharia e a arquitetura.

Conversando com o cliente, ele se manifestou contrariamente sobre o uso deste elemento, pois foi tão usado que ficou desgastado.

Em vez disso me impedir, me desafiou, pois agora além dos elementos anteriores eu queria fazer uma releitura inovadora do “clichê”

simplicidade das linhas

Simplicidade: 6 linhas retas verticais e 4 cortes diagonais

Depois de muitos estudos, decidi usar 6 linhas verticais seguindo uma progressão, em que foi definida uma largura para a primeira linha, e para gerar a próxima linha eu subtrai 15% do valor da linha inicial. Com o valor da segunda linha subtraindo os 15% do valor da linha inicial eu gerava a terceira linha e assim sucessivamente.
Porém a distância entre cada linha seria constante.

Aplicado no cartão de visitas

Desta maneira eu teria os prédios da SkyLine e com apenas 6 linhas retas e 4 cortes diagonais na parte superior dessas linhas, eu teria alturas e formas diferentes para esses prédios, porém não só isso, os cortes também forma MM com o uso de Gestalt, onde a mente do observador completa o desenho.

Aplicado em bordado

O valor do espaço constante entre as linhas é utilizado em todo o resto da marca, definindo o espaçamento entre os elementos tipográficos.

aplicado em placa de vidro

O logo possui um símbolo MM (ícone) que pode representar a marca sem a necessidade dos elementos tipográficos. Essa característica foi uma exigência do cliente.
Por isso é uma marca composta, composta com ícone, elementos tipográficos para descrever o nome e outro elemento tipográfico secundário para descrever o segmento.


aplicado em fachada de loja

arte da capa completa para impressão