Novo logo da Andross
Uma das etapas para a comemoração do 10 anos da Andross Editora era que a marca passasse por uma reformulação, que a deixasse mais contemporânea.
O logo antigo da Andross era constituido de dois elementos, a coruja relacionado com a imagem da sabedoria e a flor de lis remetia a escrita e a literatura;
Para a nova versão do logo, a exigência era que fosse mantida a coruja, mas que de alguma maneira a escrita ou a literatura estivessem presentes, não necessariamente em algum outro elemento;
O elemento escolhido para representar a escrita foi o ponto e vÃrgula, representando a pausa que antecede outra importância e que enumera qualidades;
Agora era a hora de juntar o conceito com a coruja.
Vários testes foram feitos até que surgiu a ideia da própria coruja ser o ponto e vÃrgula.
O novo logo precisava ser mais contemporâneo e minimalista;
O gestalt ajudou nesse sentido onde o nosso cérebro complementa o outro lado do corpo da coruja, ao mesmo tempo que passa a imagem de uma ave ágil por estar mais esguia, o olhar mais atento revela o corpo completo da coruja com as asas fechadas;
O conceito continua presente formado pelo olho e asa de um dos lados da coruja, atingindo assim o objetivo de ter o conceito sem necessidade de haver outro elemento na composição;
A proporção áurea determina exatamente o tamanho do bico, da cabeça e do corpo da nossa coruja e se continuado imaginariamente ainda corta o A quando a Marca se apresenta completa na sua versão vertical.
CURIOSIDADE
A Andross não gostava de usar o logo antigo na versão negativa, pois apresentado nessa maneira por algum motivo o logo remetia a imagem de um fantasminha.
Mesmo o logo tendo passado por vários outros conceitos, essa estranha sensação se repetiu em todas as opções apresentadas.
Por conta desta sensação a empresa não irá utilizar a versão negativa do logo e sim uma versão com com contorno quando houver a necessidade.
Ficando assim as seguintes opções, a versão colorida, monocromática, monocromática com contorno e colorida com contorno.