Quando a comunicação atrapalha mais do que ajuda.
Campanha Senac
Recentemente o Senac mudou sua identidade visual, desde então uma série de campanhas estão sendo feitas, em mÃdias extensivas, nas redes sociais, etc. Uma dessas campanhas tem um conceito bastante conhecido, você já deve ter visto o conceito em inúmeros filmes.
Utiliza-se uma superfÃcie espelhada com o recorte da imagem do tronco de uma pessoa caracterizada como certo tipo de profissional, sem a cabeça, para que a pessoa pare em frente a este espelho e se veja no corpo daquele profissional.
Até aà tudo bem, a instituição quer comunicar que ela pode te ajudar a ser aquele profissional e como são vários espelhos com diversas caracterizações ele mostra que você pode ser médico, fotografo, executivo, chef de cozinha e por aà vai.
Na minha opinião, não é uma das ideias mais originais, e talvez a pessoa que desenvolveu a campanha também saiba disso, porém no segmento talvez não tenha sido explorada ainda e achou que valeria a pena uma ação como esta.
Então ele começa a fazer uma série de estudos, projeções, convence quem tem que aprovar o projeto e depois de muito trabalho a campanha vai pra rua.
Agora a pergunta que fica é:
Será que o profissional que concebeu a campanha teve a brilhante ideia de colocar esse tipo de ação na parede da escada rolante, onde as pessoas nunca vão conseguir parar na frente do bendito espelho e se ver como aquele profissional?
Aqui vai a dica Senac, acompanhe as suas ações de comunicação até o final, porque eu acho que pelo menos as pessoas que pretendem estudar comunicação na instituição possam se questionar sobre o que eles vão aprender.
A foto foi feita em uma estação de metrô, o pior que eu vi o erro se repetir em pelo menos mais três outras estações.