16/02/2016

Gravação de podcast Presencial + Skype

 Gravação de podcast Presencial + Skype

Alguns programas de podcast optam por fazer suas grava√ß√Ķes de maneira presencial, e um benef√≠cio imediato neste caso √© a conversa olho no olho.

Porém um padrão que percebo nesses casos, é que os participantes convidados precisam estar fisicamente no local da gravação, não digo que isso é uma regra, mas não me lembro de ter escutado um podcast gravado normalmente presencial com convidados online.

Independente do motivo que leve a esse padrão, eu tive a necessidade fazer justamente a configuração de 3 participantes presenciais mais 1 participante online, só que não achei nenhuma dica de como fazer isso.

Então como tive que quebrar a cabeça para resolver o problema do efeito eco sozinho (Sandwich ich ich, lembram?), vou deixar aqui um esquema de como fazer esse tipo de gravação, que talvez possa ajudar quem estiver com problema parecido.

Vou apresentar com o setup que eu tenho aqui, mas acredito que para grava√ß√Ķes presenciais algumas equipamentos podem mudar, mas possuir√£o as mesmas funcionalidades.

Acompanhe os passos na imagem mais abaixo deste post com todo o esquema para n√£o se perder.

1¬ļ Os microfones dos participantes presenciais precisam entrar com o sinal em algum dispositivo com v√°rias entradas, uma mesa de som, uma interface de √°udio ou at√© mesmo um gravador digital. No meu caso uma mesa de som.

2¬ļ Em todas as mesas de som existe uma sa√≠da ‚ÄúRec Out‚ÄĚ, ent√£o jogo esta sa√≠da no dispositivo que ir√° gravar o √°udio dos participantes presenciais. No meu caso um notebook, o cabo ir√° depender da sa√≠da da sua mesa e da entrada do seu dispositivo gravador, no meu caso, em uma das pontas 2 RCA‚Äôs macho e na outra ponta um P2 stereo macho. Isto garante a grava√ß√£o do √°udio dos participantes presenciais.

3¬ļ A grande maioria das mesas, 99% delas, possuem sa√≠da para fone de ouvido. Nesta sa√≠da √© preciso utilizar um spliter de fone de ouvido (adaptador com um P10 macho e duas entradas P2 f√™mea). Isto ir√° dividir a sa√≠da do fone de ouvido da mesa em duas.

4¬ļ Uma dessas sa√≠das do spliter eu irei ligar uma das pontas de um cabo P2 stereo e a outra ponta na entrada de microfone de outro notebook com o skype.

5¬ļ Na outra sa√≠da do spliter ligarei um cabo com P2 stereo e a outra ponta ser√° ligada em outro spliter.

6¬ļ No notebook com skype ligaremos um cabo P2 stereo na sa√≠da do fone de ouvido e a outra ponta desse cabo, ligaremos na outra entrada do spliter do passo anterior.

7¬ļ Este spliter que recebe a sa√≠da de fone de ouvido da mesa com o √°udio dos participantes presenciais e recebe o √°udio dos fones de ouvido do notebook com o √°udio dos participantes do skype, ser√° ligado na entrada de √°udio do monitor de fones de ouvido.

8¬ļ Os participantes presenciais ouvem toda a conversa inclusive os participantes online pelo monitor de fones de ouvido.

9¬ļ No notebook com skype √© preciso ter instalado um software que grave o √°udio do skype separado em 2 canais, neste caso estou usando o TAPUR


Esquema como gravar podcast presencial + skype

Esquema como gravar podcast presencial + skype
Salve esta imagem em seu computador para visualizar em alta resolução

Por: Alex Nunes





Desta maneira é criado um circuito paralelo que impossibilita o loop de áudio gerador do eco.

Como resultado, teremos o áudio dos participantes presenciais vindos da mesa gravados sem nenhum outro áudio, e no computador do skype e com tapur teremos uma faixa stereo onde um dos lados é o áudio do skype, dos participantes online e no outro lado os participantes presenciais, para ser usado como referência na hora de editar.

Então é só fazer o trabalho normal de edição e você terá um podcast, com participantes presenciais e online no mesmo programa.

Isso abre muitas possibilidades, pois podemos ter os benef√≠cios de gravar com o time presencial e toda sua din√Ęmica do olho no olho e convidados online de qualquer lugar do mundo.

Abaixo você pode ouvir o podcast gravado desta maneira